terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Festa é festa!

Como já vos disse, adoro o Natal! É a minha época/festa preferida do ano, e é exactamente por isso que neste mês adorava viver na Holanda porque lá começaram ontem os festejos de Natal!
Segundo a tradição holandesa, em meados de Novembro, São Nicolau, ou Sinterklaas, chega de barco de Espanha,com presentes. Todos os anos, é oficialmente acolhido por uma cidade diferente, num evento com direito a cobertura televisiva a nível nacional.
Depois de ser cumprimentado pelo presidente da Câmara, São Nicolau monta o seu cavalo branco e desfila pelas ruas. Este acontecimento inaugura a estação das festas e vai criando entusiasmo que termina na véspera do dia de São Nicolau, no dia 5 de dezembro.
As crianças deixam o sapatinho junto à lareira, bem como cenouras e feno para o cavalo. Na manhã seguinte, encontram presentes nos sapatos. Essa é a lenda popular e as crianças com menos idade acreditam de coração que ele é verdadeiro.
Uma coisa extremanente engraçada e que leva os miúdos a acreditar é que sabem que ele tem um livro com as anotações sobre como cada criança se comportou durante o ano e diz a lenda que a criança que não se comportou bem é levada pelo "Zwarte Piet" para a Espanha que é o seu fiel ajudante e leva consigo um saco cheio de presentes, doces e bolachinhas típicas para distribuir para as crianças. Tal como o dia 24 cá, a noite de Sinterklaas é sempre celebrada em família.
Os adultos e adolescentes trocam presentes com embrulhos engraçados acompanhados de um poema feito por quem dá.
Ou seja, apesar de se juntarem na noite de Natal como nós, a entrega dos presentes é feita no dia 5 de Dezembro! Isto sim é um mês de festa! =)

Sem comentários: